
Devido ao alto nível de competitividade não dá para utilizar plataformas gratuitas para hospedar o seu blog. E pelo custo e principalmente as vantagens é muito mais interessante ter o seu blog num domínio próprio.
Apesar de que para muitos pode ser simples e intuitivo, para outros pode ser completamente distante de sua realidade ou conhecimentos. E é interessante entender o funcionamento inclusive para aumentar as chances de sucesso de seu projeto. Então confira o que fazer para ter um blog com um domínio próprio.
O Que é um Domínio?
Domínio é o registro de um nome que tem objetivo identificar seu projeto na internet. Assim, ao registrar um domínio os usuários irão utilizar o mesmo para acessar o seu site (além de ser possível enviar mensagens para suas contas de e-mail). Resumidamente você configura seu domínio em uma ou mais hospedagens para que consigam acessar o seu site, e você ainda possa trocar mensagens de correio eletrônico. Dando um exemplo, comocriarblogs.com é um domínio, que está configurado num serviço de hospedagem para que acessem meu site.
É possível fazer o registro de vários domínios, utilizando outras terminações como .net e .org, por exemplo. Tudo depende dos objetivos de cada projeto ou empreendimento.
Indo um pouco além existem marcas protegidas e é possível garantir que não registrem determinados nomes, desde que faça a requisição e garanta o uso exclusivo.
Vantagens de Criar um Blog Com Domínio Próprio
Agora falando tecnicamente, cada site na internet é identificado por um número IP na hospedagem. O principal objetivo de um domínio é que os usuários não precisem decorar esses números; sendo muito mais simples digitar um nome.
Então temos entre as vantagens o fato de ficar mais simples identificar; aumento da credibilidade e profissionalismo do empreendimento; possibilidade de várias contas de e-mail; maior facilidade para ser encontrado entre os resultados de buscas (como no Google); facilitador na promoção de produtos e serviços, como costuma ser feito em hotsites.
Dicas Para Escolher um Domínio
Confira algumas dicas para escolher o nome de seu domínio.
- Dê preferência para a terminação .com.br (padrão brasileiro).
- Prefira nomes simples e curtos, fáceis de entender.
- Evite abreviações e nomes internacionais que podem confundir e sempre precisam ser soletrados. Por exemplo: studio.
- Pode ser interessante incluir além do seu nome a sua atividade ou atuação principal. Por exemplo: estética.
Mesmo que o projeto não tenha atuação internacional cogite registrar outras extensões disponíveis como .com ou .net, para garantir uma tranquilidade em relação a concorrentes e/ou evitar projetos similares de mesmo nome.
Como Criar Seu Blog Com Domínio Próprio
O primeiro passo é verificar a disponibilidade do domínio desejado, o que é feito num serviço de consulta e registro de domínios. Nem sempre será possível registrar o domínio desejado, especialmente nomes mais populares ou simples. Então poder ser o caso de utilizar um pouco de criatividade ou optar por extensões disponíveis como .net.br ou .org.br.
Com o domínio registrado cria-se a estrutura do blog, definindo quais serão as seções para navegação dos usuários. Em seguida se escolhe um tema (ou template) para o seu blog, que deve ser selecionado conforme as características do projeto. Por exemplo, um blog sobre culinária deve ter características como a opção de destacar receitas.
Com tudo Ok basta produzir os conteúdos das páginas e posts, seguindo o seu planejamento de pautas e publicações.
Escolhendo e Definindo Uma Hospedagem
Na prática os serviços de hospedagem de sites são bem parecidos, com diversas características em comum. O que normalmente muda é o tipo de suporte (técnico, financeiro, entre outros) oferecido. E é justamente o suporte que recomendamos considerar no momento de escolher sua empresa de hospedagem. Então avalie o custo e benefícios de acordo com a estrutura desejada e proposta.
Hospedagem Nacional ou Internacional?
Via de regra as hospedagens internacionais são mais interessantes. Mas não quer dizer que as nacionais não atendam. É recomendado começar numa hospedagem simples, nacional, inclusive para avaliar. Caso tenha demanda considere contratar uma hospedagem internacional, pois normalmente são mais estruturadas e oferecem soluções mais robustas como suportar um número maior de acessos simultâneos.
Domínio Grátis!
Outro serviço oferecido pelos serviços de hospedagem é o registro de domínio grátis, o que pode significar uma economia, mesmo não sendo algo caro. No momento de escolher a hospedagem de seu blog confira se o registro está incluído no plano contratado.
WordPress: Como Funciona
Uma vez que definiu a hospedagem é hora de instalar e configurar qual será a plataforma de seu blog. É neste momento que selecionará o WordPress, um gerenciador de conteúdos muito poderoso na construção de blogs, sites institucionais e até lojas virtuais!
Este é outro serviço nativo e encontrado em praticamente todas as empresas de hospedagem de sites, sendo que dificilmente o plano escolhido não dará suporte ao WordPress. Se quiser entender melhor sobre seu funcionamento pode conferir um tutorial básico sobre WordPress com dicas básicas para gerenciar o seu blog.
E aí, entendeu como criar o seu blog com um domínio próprio? Lembrando que se precisar de ajuda basta entrar em contato. Se quiser pode fazer um comentário e compartilhar a dúvida com outros leitores.