Como Criar um Blog de Sucesso

Como Criar um Blog de Sucesso

A tarefa de criar um blog não é complicada, pois além de encontrar muitas dicas e tutoriais pela internet toda hospedagem oferece suporte para instalar o WordPress sem necessidade de programações ou conhecimentos técnicos prévios. Em poucos cliques já está com o seu blog no ar!

Mas se é fácil colocar um blog no ar, fazer com que o mesmo seja atrativo e faça sucesso com o público-alvo já é outra história. Sendo fundamental que o blogueiro siga algumas dicas e práticas importantes para conquistar os seus objetivos.

Então confira os passos que selecionamos e veja se está aplicando no seu empreendimento.

Planejamento é Tudo!

Ter um planejamento é essencial, pois listará simplesmente todas as estratégias fundamentais para seu blog ter sucesso; como o que possui, quais são os seus concorrentes, como impactar seu público, mensuração dos resultados, entre outros pontos importantes. Esta documentação servirá para nortear tudo que irá desenvolver e realizar no seu projeto.

Como Criar um Blog de Sucesso

Quais os Seus Concorrentes?

Sempre lembrando que jamais deve copiar, mas sim aprender com o que os seus concorrentes estão fazendo. É assim que conseguirá descobrir qual pode ser o seu diferencial, para se destacar dentro de seu nicho. Por exemplo, depois de analisar pode perceber que seus concorrentes não publicam conteúdos mais visuais, como infográficos. E esta pode ser uma estratégia interessante para impactar o seu público.

Qual é o Seu Público?

Para agradar precisamos saber como nos comunicar. Para ter sucesso com suas publicações liste as principais características de seu público e crie as suas personas. Ter esta referência na sua documentação é fundamental para que consiga definir o tipo de publicação e qual a linguagem de seus conteúdos.

Fica apenas a dica de ter cuidado no momento de definir o perfil de seu público, pois é comum criarmos o cliente perfeito na intuição ou simplesmente pensando naquilo que acreditamos. E existe uma boa possibilidade de errar ao tomar esta atitude. Então sempre faça uma pesquisa para entender o comportamento de seu público.

Dicas Para Escrever Melhor

Uma vez que desenvolveu sua documentação e principalmente criou as suas personas já tem grandes chances de escrever melhor. Mas é sempre legal reforçar com algumas dicas básicas.

  • Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
  • Crie conteúdos o mais original possível.
  • Ilustre ao máximo o conteúdo visualmente.
  • Estude e aplique técnicas de redação web.
  • Foque em SEO e em conteúdos existentes que podem ser linkados.

Por fim tente pensar em novas oportunidades ou novos materiais que podem ser produzidos, pois ajuda bastante na definição de novas pautas. Vale lembrar que avaliar inclusive a taxa de rejeição em relação aos seus conteúdos é extremamente válido.

Como Divulgar o Seu Blog

Existem algumas dicas e táticas para divulgar a url de seu blog. Para muitos o cadastro em diretórios é ultrapassado e já não gera resultados, mas num momento de ociosidade pode ser legal fazer uma busca e testar esta estratégia.

Como atualmente não ficamos sem redes sociais é fundamental que crie perfis e mantenha os mesmos atualizados. Indo um pouco além pode investir em anúncios, em plataformas como Facebook e Instagram, que garantem um bom retorno.

Por último e não menos importante cadastre seu blog no Google, podendo inclusive incluir um canal no YouTube se complementar a estratégia de seu blog para ter sucesso.

Dicas Para Ter um Blog de Sucesso

Confira algumas dicas rápidas para ter um blog de sucesso.

  • Escolha um bom tema WordPress.
  • Estude e aplique SEO.
  • Seja constante nas publicações.
  • Desenvolva materiais ricos.
  • Crie parcerias com outros blogs.

Já aplica todas as nossas dicas no projeto? Deixe um comentário dizendo o que você faz para ter um blog de sucesso! Continue no Como Criar Blogs para outros conteúdos para blogueiros e empreendedores digitais!

Talvez Você Também Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *