Como Criar um Blog no WordPress

Como Criar um Blog no Wordpress

O WordPress é a plataforma mais popular para desenvolvimento de sites. E os motivos para isso são vários, como a facilidade para gerenciamento dos conteúdos, a possibilidade de incluir módulos e funcionalidades, a grande quantidade de desenvolvedores e temas disponíveis, além da ótima capacidade da plataforma para suportar projetos de todos os tipos como blogs, sites institucionais ou corporativos e até mesmo lojas virtuais.

Então se tomou a decisão de criar um blog no WordPress está no caminho certo! Tudo que precisa é entender como funciona e o que é necessário para publicar o seu blog. E para isso é só conferir os passos abaixo.

Como Criar um Blog no WordPress

O Que é o WordPress?

Todo site é formado por conteúdos que são divididos em seções. Normalmente temos a página inicial (Home) e outras seções com informações ou conteúdos sobre a empresa ou empreendimento, além de uma página para quem deseja entrar em contato.

Já num blog (que pode fazer parte de um site) temos as publicações divididas em categorias, que organizam os conteúdos, facilitando a navegação e leitura.

O que o WordPress vai fazer é auxiliar no gerenciamento dos conteúdos que vão compor o seu projeto. Ou seja, com o WordPress vai organizar todas as seções e publicações de seu site.

Tudo é feito através de um painel de controle onde pode editar conteúdos, incluir funcionalidades, fazer alterações no layout, entre outras questões. Falando em layout, esta questão é um dos destaques do WordPress, pois em alguns segundos pode alterar todo o layout, bastando ativar um dos temas instalados.

Vantagens de Criar um Blog Com WordPress

WordPress é a plataforma mais popular para criação de blogs pelo fato de ser uma solução simples e ao mesmo tempo robusta. Consegue turbinar seu blog com plugins que adicionam ótimas funcionalidades e ainda conta com um alto grau de personalização do tema ou layout de seu projeto. Sendo que todas as manutenções e atualizações de conteúdo são realizadas com muita facilidade.

E o WordPress não é interessante apenas para gerenciamento de conteúdo. É possível gerenciar os usuários com permissão de determinar quais serão os tipos de acesso de cada um. Por exemplo, pode ter usuários com acesso irrestrito (administradores) e alguns que só podem colaborar com os conteúdos (editores). Isto é extremamente útil quando precisa trabalhar em equipe.

Criando Seu Blog no WordPress

O primeiro passo para quem ainda não tem experiência instalando o WordPress é verificar com a hospedagem contratada como funciona o suporte para o gerenciador. Depois basta seguir o seu planejamento; com a escolha de uma tema; a produção de conteúdos, que inclui imagens e vídeos; e seguir todos os passos até que seu blog esteja pronto para ser publicado.

Tenha um Checklist!

Quem tem experiência com desenvolvimento de sites sabe como as vezes algo acaba passando ou faltando no momento de publicar. E isso acontece inclusive quando realizamos o mesmo processo repetidamente! Então uma dica muito interessante é ter um checklist que garanta todos os passos necessários e evite esquecimentos ou falhas no projeto.

Com nosso checklist para publicação de blogs vai conferir mais de 100 itens em seu projeto! Isso mesmo, são todos os passos para publicar um blog do zero! Mesmo que não tenha experiência ou conhecimentos técnicos vai ter uma lista de itens que deve verificar desde o início até a publicação. E ainda conta com alguns bônus bem interessantes para blogueiros.

E aí, entendeu como criar um blog no WordPress? Caso ainda tenha algum tipo de dúvida é só deixar um comentário que responderemos. Continue no Como Criar Blogs para outros conteúdos para blogueiros.

Talvez Você Também Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *