Como Fazer o Blog WordPress Aparecer no Google

Como Fazer um Blog Wordpress Aparecer no Google

A escolha pelo WordPress é natural já que a plataforma é extremamente interessante para criação de blogs. Mas mesmo com todas as praticidades passamos por alguns imprevistos como não ser listado entre os resultados do Google. Assim, temos que seguir alguns passos para garantir a indexação de nossa url e consequente listagem. Principalmente quando nossos concorrentes estão aparecendo de maneira destacada ou nas primeiras posições!

Se o seu blog WordPress não estiver aparecendo entre os resultados confira o que fazer!

Meu Blog Está Indexado?

Com uma simples consulta consegue conferir se a url de seu blog já foi indexada pelo Google. Digite site:domínio como ilustrado na imagem abaixo.

Como Verificar Indexação no Google

É legal fazer essa consulta para saber qual a situação de seu blog. Por exemplo, pode acontecer de uma ou mais urls que não gostaria que fossem indexadas estarem entre os resultados; ou pode acontecer o contrário, e algumas urls não serem listadas. Seja como for pode tomar providências para resolver a situação.

No final tudo depende de seu planejamento e qual a arquitetura de navegação que foi definida para o projeto.

Porque Meu Blog Não Aparece no Google?

Depois de conferir que a url de seu blog já foi indexada pelo Google pode acontecer de realizar algumas buscas e o mesmo não ser listado entre os resultados. Isto é completamente normal e está diretamente ligado à relevância do mesmo para certos termos ou palavras-chave.

Mesmo que seu blog já tenha sido publicado há algum tempo pode ser que o mesmo seja pouco relevante para um ou mais tópicos de que você gostaria. Nesse caso inicia-se um trabalho de SEO e a fazer a otimização do blog e de seus conteúdos. Por exemplo, pode estar interessado em ranquear para estética. Então deve produzir conteúdos e materiais que sejam predominantemente sobre o assunto. Claro que vai passar por um ranking com outros competidores, mas inicialmente nada lhe impede de alcançar as primeiras posições. Tudo depende de sua capacidade de produção de conteúdos (em termos de qualidade).

Como Fazer um Blog WordPress Aparecer no Google

Como Preparar Seu Blog WordPress Para o Google

Como já dissemos outras vezes uma das diversas vantagens do WordPress é a possibilidade de incluir funcionalidades com a utilização de plugins. Como estamos falando de aparecer no Google o primeiro passo é instalar um plugin de SEO. A recomendação é utilizar o Rank Math, mas pode pesquisar por outros.

Depois de incluir um plugin de SEO confira as questões técnicas como funcionamento dos links, tempo de carregamento, sitemap das urls e o arquivo robots, que é inclusive o primeiro arquivo a ser procurado pelo Google, pois nele estão as configurações de rastreamento do blog.

Enviando Seu Blog WordPress Para o Google

É super simples enviar seu blog para o Google. Faça uma busca por Search Console, que é a ferramenta para webmasters do Google. Depois que fizer o cadastro confere as informações e configurações iniciais para enviar sua url e garantir a indexação conforme desejado.

O Search Console tem um funcionamento um pouco mais técnico, mas depois de validar a propriedade do domínio não deve ter problemas para realizar os demais ajustes. E uma vez que cadastrar sua url basicamente precisará apenas monitorar de tempos em tempos; sendo que quando houver algum problema receberá mensagem informando, para que consiga fazer as correções necessárias.

Seu blog está bem posicionado no Google? Existem alguns nichos em que a competitividade pode ser muito alta. Se estiver tendo dificuldades para ranquear procure um consultor de SEO e saiba o que fazer para conquistar as primeiras posições entre os resultados!

Talvez Você Também Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *