Hospedagem de Sites e Registro de Domínio

Hospedagem de Sites e Registro de Domínio

Neste post vamos falar de hospedagem de sites e registro de domínio. Que são duas questões que ainda confundem algumas pessoas por parecerem ser a mesma coisa (ou uma coisa só).

Bem, resumidamente você precisa de um nome para seu site (o domínio) e um local para guardar seus arquivos (a hospedagem). Normalmente a empresa de hospedagem de sites oferece o registro de domínio grátis, mas é necessário consultar previamente.

Então vamos ver como funciona e o que você deve fazer nos seus projetos.

Hospedagem de Sites e Registro de Domínio

Registro de Domínios

Com o nome de seu projeto definido o primeiro passo é pesquisar pelas extensões disponíveis. Por padrão no Brasil temos a .com.br, mas existem uma série de opções que pode utilizar. Então se o nome desejado não estiver disponível ou já tiver sido registrado ainda é possível registrar em outras opções de extensões. A questão é que depois de definida a extensão deve investir na divulgação da sua url.

Confira algumas dicas para registrar o seu domínio.

  • Prefira nomes simples, curtos e fáceis.
  • Evite abreviações ou nomes internacionais que sempre precisará soletrar.
  • Considere incluir sua atividade ou área de atuação.
  • Quando for interessante, pode incluir o nome da região.

Para completar é interessante lembrar que pode registrar vários domínios (.com, .net, .org), elaborando uma estratégia mais avançada e que pode trazer ainda mais resultados, desde que saiba como gerenciar.

Hospedagem de Sites

Hospedagem de sites, como o nome sugere, é onde ficarão hospedados os arquivos que vão fazer parte do seu site. Pode parecer complicado inicialmente, mas depois que recebe as informações de acesso e pode conferir a listagem dos arquivos percebe que a organização é exatamente como as pastas de um sistema operacional conforme a imagem abaixo.

FTP Hospedagem de Sites

É na hospedagem que ficará armazenado suas mensagens de e-mail. Pode utilizar a mesma empresa do site ou contratar um serviço separado. Depende das particularidades de seu projeto.

Como dica para contratar uma hospedagem de sites recomendamos analisar o funcionamento do suporte técnico, que pode salvar em momentos mais críticos como finais de semana ou quando houver picos de acesso.

Como Escolher o Domínio e a Hospedagem Certos!

No Como Criar Blogs já falamos sobre a escolha de domínio e hospedagem; então vamos apenas resumir em algumas questões principais como definir um nome curto; evitar duplicidades de entendimento, abreviações e outras línguas; total de espaço em disco; contas de e-mails; quantidade de domínios por plano; atendimento e suporte; tipo e localização do servidor.

Para lhe ajudar ainda mais selecionamos alguns cupons de desconto na contratação de um serviço de hospedagem de sites! Não deixe expirar e aproveite para economizar imediatamente! E se ainda tiver algum tipo de dúvida basta entrar em contato ou deixar um comentário para compartilhar com outros leitores.

Talvez Você Também Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *